sexta-feira, 1 de maio de 2009

Meios de Transporte

Os meios de transporte (terrestres, marítimos e aéreos) tal como muitos outros facilitadores do quotidiano da vida humana, que subsistiram após a sua invenção, têm sofrido as mais variadas evoluções e alterações. Essas alterações oscilam desde a sua estética , passando pela performance até ao conforto que proporcionam as seus utilizadores.

Como é do saber comum, tudo o que envolva design tem modas e nem os meios de transporte escapam. Eles adaptam-se e reinventam-se com o passar das gerações, às suas mudanças e evoluções estilísticas. Estão muito mais atractivos e agradáveis à vista e fazem parte de tal maneira no sociedade que é impensável viver sem eles.

Focando agora a performance, não é necessário retroceder muito no tempo para ver as melhorias sofridas pelos meios de transporte. Meios terrestres, marítimos ou aéreos, actualmente são muito mais rápidos, aerodinâmicos e também "poupados" no que ao combustível diz respeito. Tudo isto fruto do enorme avanço que tem existido ao nível tecnológico.
Existem hoje em dia centenas de testes para as várias componentes de cada meio de transporte que os vão transformando em utensílios de corrida quotidiana e super económicos. Os seus motores com o mesmo ou até menos combustível fazem o mesmo trabalho, mais rápida e silenciosamente.

O seu design muita vez não tem a ver apenas com particularidade de agradar ao comprador, mas também vem ajudar em muito à aerodinâmica. As suas linhas são pensadas para uma melhor passagem de vento ou outras forças naturais sem provocar distúrbios no andamento.

No capítulo do conforto também não é novidade que as inovações e alterações, são inúmeras e que todos os anos vai aparecendo sempre algo novo ou então reforçado de algum modo. Os meios de transporte são cada vez mais confortáveis e com cada vez mais gadgets que nos facilitam e ajudam na vida. São neste momento umas agradáveis "poltronas" ambulantes, tal é o aparato que até as mais simples nos presenteiam.

Os meios de transporte entraram no quotidiano e na vida das população de tal maneira que nos é impossível imaginar e mesmo viver sem eles. São muito úteis embora com o seu uso muita população se esteja a tornar muito sedentária. Qualquer tarefa que envolva distâncias por menores que sejam, utiliza-se sempre o meio de transporte motorizado. É mais rápido, mais fácil, menos cansativo mas muito mais poluente e degradante para a saúde do planeta e de todos os seus habitantes.

Nos últimos anos têm-se desenvolvido motores com recurso a energias "limpas" mas ainda não são muito utilizados. Começam a afluir mais os compradores, mas em grande parte devido aos menores custos e não devido a preocupação com a degradação que eles estão a causar.

Outro factor menos positivo é uma maior probabilidade do aparecimento de doenças, que advém do maior e muita vez exagerado uso do meio de transporte, que vai cortar nas caminhadas no exercício.

Podemos então concluir que meios de transporte mais utilizados (movidos a motor) são extremamente úteis no quotidiano da população mundial no geral, mas tem de haver uma mudança de mentalidade no que diz respeito às consequências do seu excesso de uso.


Sem comentários: